18 de setembro de 2013

Mitos e Verdades - Unhas

 Oie meninas, escuto e vejo muitas mulheres dando dicas de como fazer as unhas crescerem fortes e saudáveis. Mas será que tudo é verdade mesmo? Pensando nisso fiz esse post para tirar suas dúvidas, simbora conferir?





Pintar as unhas com esmaltes escuros as deixam escuras?

Mito: Na verdade, o que deixa as unhas escuras são algumas substâncias presentes na maioria dos esmaltes convencionais, como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos). Eles agridem as unhas, tingindo-as gradativamente, conforme o uso destes esmaltes.


Não se pode tirar o esmalte com acetona, pois ela danifica a unha?

Verdade:  A acetona é uma substancia muito agressiva, que em contato com a unha a deixa cada vez mais fraca e esbranquiçada. O correto é usar removedores sem acetona que não agridem e/ou ressecam as unhas.



Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas? 

 Mito: Os esmaltes escuros não contem nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas em esmaltes comuns, as quais citamos acima,  fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nesta área. Antes de comprar algum vidrinho de esmalte, confira se o mesmo é livre destas químicas. E caso ocorra alguma alergia, antes de qualquer coisa, o melhor é procurar um médico, pois ele fará testes que irão dizer qual foi realmente o problema.


O correto é deixar as unhas sem esmalte para que ela possa "respirar"?

Mito: As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, ela não tem necessidade de "respirar". O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da esmaltação contínua feita por esmaltes convencionais com substâncias prejudiciais. Para o bem da saúde das unhas, é sempre bom optar linhas de esmaltes que não as agridam e sejam livres destas substâncias tóxicas. Utilizando esses esmaltes sem agressividade, é possível esmaltar as unhas todos os dias sem intervalos e sem agressão às mesmas. 


Não se pode tirar a cutícula, o correto é empurrá-la?

Verdade: A cutícula é uma pele que se sobrepõe à unha, agindo como uma proteção natural contra bactérias e fungos. Removendo-a, a unha se torna suscetível a tais problemas.
 

É possível contrair hepatite fazendo as unhas?

Verdade: Se no salão que você frequenta a sua manicure não toma todas as prevenções necessárias, a possibilidade de contrair a doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. O mais eficaz é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas.
Para as pessoas que são alérgicas, pode-se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima?

Mito: A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que o suposto esmalte convencional não irá entrar em contato com a unha e causar alergia.

O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade?

Verdade: As unhas dos pés preferencialmente devem ter o formato quadrado para impedir que encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças, pois unhas nesse formato quebram com menos facilidade.

Fonte: http://saude.hagah.com.br/especial/sc/qualidade-de-vida-sc/19,0,3318460,Medico-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-os-cuidados-com-as-unhas.html


      É isso meninas, espero ter tirado algumas dúvidas de vocês, uma mega beijo e fiquem com Deus

3 comentários:

  1. Gostei da postagens, as dicar são super úteis. Mas, eu ainda continuo usando acetona. rs

    Beijos.

    Te seguindo.

    http://fernandanattalia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, eu não tiro a cutícula, dou uma "empurradinha". Aqui na Itália as mulheres não tiram...eu acho que o fato de não tirar faz com que não cresça muito a cutícula, e é sim uma proteção contra doenças! Legal o post :) bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram lindas, já estou indo conhecer seu cantinho Fernanda, bjs e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Comente, opine, se expresse, esse espaço é seu.

Facebook