5 de outubro de 2015

Mitos e Verdades

Oie meninas!!!
Há muito tempo não faço post sobre" Mitos e Verdades", já estava com saudades.  Hoje irei falar sobre a caspa que aflige 40% da população. Infelizmente a caspa não tem cura, mas tem como controla-lá, simbora conferir algumas verdades e mentiras.




1) Lavar a cabeça todos os dias pode causar caspa. MITO.
   Apesar de a caspa ser um distúrbio conhecido há anos, suas causas não são 100% claras. Os especialistas observaram, porém, três fatores principais que podem facilitar a presença da doença, como: suscetibilidade genética (ou seja, uma tendência congênita de a pele ter uma resposta inflamatória no couro cabeludo), sebo (óleos presentes naturalmente e que servem de “alimento” ao fungo causador da caspa) e o fungo propriamente dito, o Malassezia globosa, que se desenvolve nas condições favoráveis.
  Segundo a dermatologista Denise Steiner, alem dessas, outras condições prováveis para desencadear o aparecimento da caspa são alterações hormonais, estresse, clima seco, e mudanças bruscas de temperatura.
  No entanto, lavar a cabeça diariamente ajuda na remoção de agentes poluidores e da oleosidade, fatores que contribuem para o surgimento da caspa. Por isso a recomendação é que as pessoas evitem tomar banhos muito quentes e enxuguem-se bem antes de se vestir, pois a umidade facilita o desenvolvimento do problema — afirma.
2) Escova progressiva pode provocar o surgimento da caspa. MITO.

  Não. Na opinião de Denise, algumas pessoas podem apresentar irritação no couro cabeludo, provocada pelo uso do produto. Essa irritação causa descamação da região, que pode ser confundida com a caspa. O couro cabeludo também pode inflamar, porque a irritação, a vermelhidão ou a coceira podem diminuir a resistência da pessoa, levando a um processo inflamatório.
3) A caspa é sazonal. DEPENDE.
  Estudos clínicos têm mostrado que, nas pessoas que sofrem do problema, tanto a presença das escamas quanto a do fungo, que contribui para a piora da caspa, são constantes durante o ano todo. Na verdade, onde o ar é frio e seco, os flocos de caspa parecem mais brancos (por isso, mais aparentes). No entanto, a maioria dos casos são relatados durante as estações mais quentes, com a proliferação do fungo. 
  Por isso é importante que a pessoa mantenha o tratamento anticaspa durante o ano todo.
4) Os homens têm mais propensão à caspa que as mulheres. FALTA COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA.
  Temos a impressão de que a caspa acomete muito mais os homens do que as mulheres. Mas as causas da caspa estão associadas à suscetibilidade genética (que favore uma resposta inflamatória ao ácido oleico), à produção de sebo (óleos presentes naturalmente e que servem de “alimento” ao fungo provocador da caspa) e ao fungo Malassezia globosa, que se desenvolve nas condições favoráveis. Não existe comprovação científica de que esses fatores sejam mais prevalentes em homens do que em mulheres.
5) A caspa pode ser combatida simplesmente com o uso de xampus. DEPENDE.
  De acordo com Denise Steiner, isso depende do grau de intensidade da doença. Quadros mais leves podem ser tratados com o uso de xampus e condicionadores anticaspa com sucesso. Em casos mais avançados, é essencial a consulta a um especialista, para que ele avalie e recomende o melhor tratamento para combater o problema.
6) A caspa só aparece em adultos. MITO.
    Na verdade, antes da puberdade é menos provável o surgimento da caspa.
  1. O mais comum é o ressecamento do couro cabeludo, que pode provocar descamação afirma a médica.
  Em geral, a caspa está associada à produção hormonal. Denise explica que os bebês podem tê-la porque a mãe pode passar hormônio para eles através da placenta. É importante consultar um médico, se a mãe perceber que a criança está produzindo escamas visíveis em quantidade razoável. Mas é na puberdade que a produção de sebo começa com intensidade.

7) Pessoas com cabelo oleoso têm maior probabilidade de desenvolver o problema. VERDADE.
  O cabelo oleoso, por produzir uma quantidade maior de óleo, é propício para o aparecimento da doença (a proliferação do fungo Malassezia globosa).
  Ainda que o problema esteja associado ao couro cabeludo oleoso, indivíduos com o cabelo seco podem ter caspa quando houver predisposição genética e forem submetidos a estresse, uso de remédios, entre outros fatores.
8) A falta de higiene pode desencadear a condição. MITO.
  Segundo Denise, a falta de higiene não é um fator condicionante para que apareça a caspa. No entanto, a falta de higiene pode estimular a produção de oleosidade, um dos principais fatores associados ao desenvolvimento da doença — aponta.
9) Caspa e dermatite seborreica são a mesma coisa. MITO.
  A caspa é uma manifestação mínima da dermatite seborreica, de acordo com a dermatologista. Porém ambas as condições têm algo em comum: o fungo Malazzesia globosa, independentemente de a doença ser de intensidade leve ou severa. A dermatite seborreica, às vezes, vem acompanhada de eritema e tem sintomas mais intensos.
  A condição, além de também exigir um tratamento medicamentoso, com corticoides, por exemplo, pode aparecer em diferentes regiões do corpo. Os lugares mais comuns são couro cabeludo, face e partes que apresentam grande concentração de glândulas sebáceas (responsáveis pela produção do sebo, ambiente apropriado à proliferação do fungo Malassezia globosa).
10) Se eu não tratar a caspa, ela se transforma em dermatite seborreica. MITO.
  Caspa é a manifestação mínima da dermatite seborreica no couro cabeludo. A caspa não tratada pode piorar e aumentar a inflamação da região.
11) Usar xampu anticaspa previne o aparecimento da doença. VERDADE.

   O uso de xampus específicos é essencial para o tratamento e a prevenção do problema para aqueles que têm predisposição — afirma a dermatologista.
12) Produtos que possuem o mesmo ingrediente ativo agem da mesma forma. MITO.
  Especialistas concordam que a biodisponibilidade dos princípios ativos é extremamente importante para aumentar a eficácia de um tratamento. O Piritionato de Zinco, por exemplo, tem sua funcionalidade otimizada quando é acrescido ao xampu num formato exclusivo de partícula que se deposita em placas no couro cabeludo. Nesse caso, ele cobre toda a superfície do couro cabeludo (permitindo maior retenção do princípio ativo no enxágue e entre as lavagens), aumentando sua biodisponibilidade na região.
13) A caspa é contagiosa. MITO.
  De acordo com Denise, a caspa não é contagiosa, pois o surgimento da condição depende da predisposição individual e de outros fatores combinados (estresse, cansaço, mudança de temperatura, excesso de oleosidade). Ainda que a quantidade do fungo Malassezia globosa esteja aumentada nas pessoas com caspa, ele não é transmitido de uma pessoa para outra.
14) A caspa pode gerar calvície. DEPENDE.
   A caspa não é responsável pela calvície. A calvície está associada à predisposição genética. No entanto, a inflamação constante do couro cabeludo, como a provocada pela caspa, coopera para o agravamento da calvície.
15) Não há cura para a caspa. VERDADE.
   A caspa só pode ser controlada e o tipo de tratamento varia conforme a gravidade do problema. Casos mais severos devem ser tratados sob a orientação de um dermatologista.   Quadros mais leves podem ser controlados com o uso regular de um sistema de tratamento que alie xampu e condicionador específicos. Com o tratamento adequado, há casos em que a caspa fica anos sem aparecer.
16) A coceira no couro cabeludo é um sinal do problema. DEPENDE.
  Os principais sintomas mais comumente associados com a caspa são descamação, irritação, inflamação, sensação de couro cabeludo ressecado e coceira. Mas nem sempre a coceira significa caspa. É preciso identificar a proliferação do Malassezia globosa, fungo provocador da doença. 
   No entanto, coçar a cabeça piora a condição, porque irrita o couro cabeludo.
17) A mulher que tinge o cabelo não tem caspa. DEPENDE.

   A tintura de cabelo costuma ressecar o couro cabeludo, diminuindo a produção do sebo. Por um lado, isso, de forma indireta, pode melhorar o quadro da doença em pessoas predispostas a ela, já que o fungo Malassezia globosa se beneficia de um couro cabeludo oleoso — explica a dermatologista.
  Por outro lado, a tintura pode provocar irritação no local, levando a descamação, vermelhidão e irritação da região. Mas isso não pode ser confundido com a doença.
18) A alimentação influencia o aparecimento da caspa. VERDADE.
    A dieta é importante, de acordo com Denise.
 Alimentos com muito açúcar podem favorecer a resistência à insulina e estimular indiretamente mais oleosidade. Além disso, o zinco é conhecido por sua ação antisseborreica, especialmente em pessoas com deficiência do mineral. A deficiência do zinco está associada à maior tendência à dermatite seborreica.

Fonte:http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs

Bom meninas é isso, espero que tenham gostado, um mega beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine, se expresse, esse espaço é seu.

Facebook